sexta-feira, 26 de abril de 2013

Receita: Minipizza de berinjela

Essa receita eu peguei do Oba Gastronomia, que tem muitas receitas MUITO boas! Não é um site de receitas lights, aliás, a maioria é bem gordinha, com bastante manteiga, azeite e creme de leite, mas eu prefiro mil vezes catar receitas lights em um site que tem sempre receitas boas a fuçar um site de receitas lights em que tudo sempre fica ruim. 

Além disso, lá é tudo bem explicadinho, inclusive com técnicas culinárias para preparar o alimento da melhor maneira possível, que nem sempre encontramos por aí. Então, vou me abster de repassar a receita com as minhas palavras e vou basicamente só copiar e colar a receita do jeito que está lá, só acrescentando as quantidades, que não foram informadas no original: 



Minipizzas de berinjela





Calorias: 156 kcal por porção (cerca de 5 minipizzas)

Ingredientes para 4 porções:

- 2 berinjelas cortadas em fatias uniformes de berinjela

- 4 fatias (80g) de queijo muzzarela picado ou ralado

- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

- 20 tomates cerejas cortados ao meio

- 4 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem

- Sal e pimenta-do-reino

- Orégano seco

- Folhas de manjericão para guarnecer


Modo de preparo:

1) Salgue as fatias de berinjela e coloque em pé em uma grade para escorrer. Após 30 minutos, lave em água corrente.

* A este processo, damos o nome Dégorger. A palavra vem do francês (escoar, limpar). Dégorger é utilizado para retirar sabores fortes de alimentos. Vegetais são fatiados, levemente salgados e deixados de lado por algum tempo. No caso da berinjela, retira seu amargor. Este processo também retira o excesso de líquido do alimento.

2) Ferva água em uma panela, coloque as fatias de berinjela e cozinhe por 3 minutos. Retire e deixe esfriar.

3) Pré-aqueça o forno. Unte uma forma. disponha as fatias de berinjela e tempere-as com sal e pimenta. Monte as minipizzas colocando o quejo muzzarela, o parmesão e o tomate por cima. Polvilhe o orégano e leve para assar por 5 minutos.
4) Retire do forno, regue com azeite de oliva e guarneça com o manjericão. Sirva quente.



As minipizzas preparadas pelo Orlando Baumel, dono do Oba, ficaram muito mais bonitas que as minhas, mas, como eles não deixam copiar a imagem, vocês vão ter que ficar com a minha mesmo:



Fica bem gostosinho e é superfácil de fazer. :) Dá pra substituir por outros queijos, pra ficar mais light e poder comer mais, ou trocar a berinjela por abobrinha, pra quem não gosta.


2 comentários:

  1. olá Luiza, que bacana que conseguiu fazer nossa receita, se quiser podemos fazer uma troca, vc me manda sua foto pra eu contar para os leitores que você fez e gostou e eu mando nossa foto pra você mostrar para os seus leitores.

    ResponderExcluir
  2. eu preciso engordar, vou acrescentar catupery

    ResponderExcluir

Diz aí!