quinta-feira, 25 de abril de 2013

Contando as calorias dos alimentos


Pode parecer óbvio, mas às vezes as pessoas me perguntam como faço para contar as calorias dos alimentos que consumo. Bom, existem basicamente duas maneiras:

1-      Olhando a embalagem, em caso de produtos industrializados;
2-      Consultando tabelas de calorias de alimentos na internet.


As informações fornecidas nas embalagens dos alimentos são a minha principal fonte de informação, pois servem tanto para as comidas industrializadas quanto para as refeições caseiras: é só ir consultando a quantidade de calorias de cada ingrediente utilizado na receita. O resultado da contagem fica bastante confiável, até porque uso uma balança digital de alimentos e colheres/xícaras medidoras para fazer as receitas.

Porém, alguns alimentos, como aqueles fatiados no supermercado e vendidos em bandejas, frutas e legumes, produtos importados etc. não têm as informações nutricionais, então tenho que recorrer às tabelas de calorias. Isso também se aplica a comida de restaurante, que é sempre o mais complicado de medir.

Tem gente que esnoba minha dieta (hmpf! hehe) dizendo justamente que não tem como saber quantas calorias tem em um prato de restaurante, que as tabelas de calorias consideram o alimento in natura ou grelhado, que não tenho como adivinhar os ingredientes utilizados em todos os pratos. Mas, gente, como vocês acham que os nutricionistas calculam as calorias? É exatamente assim!

Antes eu até achava que eles tinham alguma maneira de contar as calorias de cada prato, alguma maneira mais exata e científica que tabelas e embalagens, mas, logo antes de começar a dieta, perguntei a uma  amiga minha nutricionista e ela falou que é assim mesmo que se conta, que eles não aprendem a fazer eles mesmos a contagem na faculdade. Então, pronto!

Enfim, às vezes uma tabela está diferente da outra, principalmente quando se trata de medir as calorias de uma receita já pronta, tipo: espaguete à carbonara. Como já estou careca de pesquisar esse tipo de informação, tenho algumas dicas:

1- Pesquise em sites confiáveis. Meio óbvio, né? Para disfarçar essa dica inútil, vou colocar aqui alguns sites que costumo usar (hehe):


2- Procure utilizar medidas universais. Assim, o que é uma porção de arroz? O que é uma unidade de brigadeiro? Se for aqueles de festa miserenta, é uma coisa; se for aquele de sobremesa de restaurante, é outra.  Prefiro saber por grama/mililitro ou por algum tipo de medida (colher, xícara, concha).

3- Em caso de pratos prontos, dê uma olhada nas calorias dos ingredientes mais engordativos. No caso do carbonara, por exemplo, se seu prato veio cheio de bacon, que tem 135 kcal por fatia, é meio suspeito que o prato todo tenha só 250 kcal, né?

4- Ainda em caso de pratos prontos, pesquise em mais de um site e veja o resultado que mais se repete. Em caso de dúvida, em geral acredito no que diz que tem mais calorias, porque a realidade é dura. hehe

5- Em caso de comida de restaurante, eu sempre adiciono pelo menos uma colher de azeite a todos os pratos, pois eles sempre usam alguma gordura. Em geral, mesmo em restaurantes lights ou quando a comida é grelhada, há adição de gordura, afinal o principal interesse do restaurante é que a comida esteja bonita e gostosa e, sinto informar, é a gordura que cumpre essas funções – ou pelo menos ajuda muito.

Ultimamente tenho tido poucos problemas para contar as calorias, devido ao já mencionado maravilhoso app Contador de Calorias, que tem quase todos os alimentos em medidas universais e, quando não tem, eu adiciono, o que facilita muito. Depois, já decorei as calorias dos alimentos que mais consumo e tenho uma ideia razoável de vários outros, o que é fundamental para eu conseguir me comportar, afinal, nem sempre podemos planejar com antecedência o que vamos comer. E, se a ideia é que haja uma reeducação alimentar, acho que esse hábito de consultar as calorias dos alimentos é muito mais funcional que meramente seguir um cardápio pré-fixado.

Enfim, eventualmente pode ter alguns erros, sim, mas é a vida. Até os nutricionistas erram; não é a precisão científica da contagem que vai fazer sua dieta dar certo ou errado. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!