terça-feira, 30 de abril de 2013

Avaliação: Dieta e Saúde




Não sei se alguém reparou, mas, em alguns posts da série "Como foi" do blog, eu coloquei, além das calorias dos alimentos, também a quantidade de pontos correspondentes. Isso porque, ao mesmo tempo em que eu estava seguindo o meu método, estava também testando a dieta de pontos do Dieta e Saúde

Nesse momento da dieta (Fase 1), o importante é o controle das calorias/nutrientes ingeridos e nada é proibido, então meu método é compatível com vários tipos de dieta, inclusive a dos pontos. Bem na época em que comecei a Fase 1, estava rolando uma "promoção" do Dieta e Saúde, em que você podia experimentar o programa deles por 15 dias e, caso não gostasse, receberia o dinheiro de volta. Aí resolvi entrar para testar.

Eu sempre tive curiosidade de saber como era esse regime, porque recebia QUILOS de spam deles, sempre me convidando a começar a dieta, mas eles não dão nenhuma informação sobre o programa. Ou seja, os bonitos querem que você pague primeiro para só depois saber como vai ser. Aí não, né? Tem várias dietas que, só de bater o olho, já sei que ou não vão funcionar ou eu não vou conseguir seguir. Então, pra mim está fora de cogitação assinar programa de emagrecimento assim, às cegas. Imagino que outras pessoas tenham a mesma posição e, por isso, resolvi prestar aqui um serviço de utilidade pública (hehe) e explicar como funciona o programa deles, além de falar sobre a minha experiência com o site.

Bom, como já falei, o programa é baseado em uma dieta de pontos, em que cada pessoa tem uma quantidade de pontos a ser consumida por dia e a cada alimento é atribuída uma quantidade determinada de pontos. Isso acho que todo mundo já sabe. :P

Em muitos programas, os pontos são apenas outra maneira de chamar as calorias (como no caso do Emagrecendo), do tipo: cada ponto equivale a 3 calorias. Eu acho isso um pouco retardado. Por que não contam logo as calorias de uma vez? Fico com uma leve impressão de que estão querendo me fazer de trouxa, como se só convertessem para pontos para que a pessoa pense que não pode fazer a contagem sozinha, buscando na internet.

Pois bem, o Dieta e Saúde considera não apenas as calorias, mas também a quantidade de gorduras em cada alimento para a atribuição de pontos. Assim, um brigadeiro e uma pera, apesar de terem quantidades praticamente iguais de calorias, têm pontuação diferente nesse sistema, o que considerei um fator positivo, a princípio. 

Mas é meio que só isso. Acho que não encontrei muitas informações sobre o programa no site porque realmente não tinha muito o que falar. Você se cadastra, preenche um questionariozinho e eles te dão um limite diário de pontos, que, no meu caso, foi de 30 (equivale mais ou menos a umas 1200 kcal), junto com  o tempo que vai levar até atingir a sua meta (no meu caso, 3 meses, ou seja, 1kg por semana). Você vai postando tudo o que come no site e atualiza seu peso uma vez por semana. Não tem praticamente nenhuma outra orientação.

Outro ponto negativo é que o sistema misto de calorias + gordura gera algumas pontuações sem noção. Por exemplo, uma colher de sopa de manteiga tem 9 pontos, ou seja, 30% da sua alimentação do dia inteiro! Eu entendo que eles queiram desencorajar o consumo de manteiga, mas aí já se torna proibitivo. Se o mote do programa é justamente que se pode comer de tudo, desde que com comedimento, isso fica complicado. Afinal, se for assim, eu JAMAIS poderei comer uma torta de limão, que nem é dos doces mais gordos. Aliás, tem várias discrepâncias do tipo: se você somar o total de pontos por porção dos ingredientes da torta , dá um número escabroso, tipo 25. Mas, se olhar na lista de alimentos deles, milagrosamente a torta passa a valer apenas 9 pontos. Como assim?

De todo modo, até acredito que funcione se for seguido direitinho, mas não vejo por que pagar para isso. Tem vários sites por aí (o próprio Emagrecendo, meu amado Fat Secret - apesar do nome ridículo - etc.) que fazem a mesma coisa de graça, qual seja, facilitar o controle de calorias.

Claro que eles têm algumas funcionalidades para tentar justificar o gasto, mas não me convenceram.

Vejamos:

-> Banco com mais de 10.000 alimentos pontuados

Até que eles têm bastante coisa cadastrada mesmo e o principal: permitem que você adicione seus alimentos e receitas. Ainda assim, é muito mais fácil contabilizar por calorias que por pontos, pois aí se tem a internet como fonte de informação e não se depende só de um banco de dados, por melhor que seja - o site pode até ter mais de 10.000 alimentos pontuados, mas a internet tem INFINITOS.

-> Ferramentas para registrar as refeições que poupam o seu tempo e facilitam a opção por alimentos mais saudáveis (Contador de Pontos e de Exercícios)

De novo, até que as ferramentas são legaizinhas, mas tem de graça por aí. Inclusive acho o app Contador de Calorias MUITO mais prático do que as ferramentas do site e do que o app do Dieta e Saúde.

-> Sugestão diária de cardápios enviada por e-mail

Eu não faço muita questão, mas poderia ser interessante para facilitar o planejamento das refeições. Poderia, mas não é. Primeiro, porque, não sei vocês, mas para que eu siga um cardápio amanhã, eu não posso receber a sugestão hoje. Tenho que comprar as coisas, preparar, embalar para levar pro trabalho etc.


Segundo, mesmo que eu tivesse uma dispensa infinita com todos os itens necessários para seguir as sugestões, ainda assim daria no saco fazer um cardápio diferente todo dia. Eu em geral faço um cardápio para a semana toda e só mudo uma coisinha ou outra, afinal tenho mais o que fazer além de inventar comidas novas todo dia. :P

Terceiro e mais importante: os cardápios são ridículos! Vou colocar aqui um exemplo, que foi o primeiro cardápio que me mandaram. Eu estava cheia de boa vontade para seguir, mas broxei de cara quando vi:

Sugestão de cardápio do Dieta e Saúde:






Gente, como assim o almoço é arroz, feijão e ovo? E a janta, muito mais nutritiva que o almoço? O resto do cardápio é razoável até, mas essa discrepância já me fez desistir dele. Depois, as sugestões vão se repetindo. Enfim, prefiro mil vezes eu mesma programar minhas refeições.

-> Relatórios que mostram a qualidade da sua alimentação (proporção de carboidratos, gorduras e proteínas de suas refeições) e a evolução do seu peso

Isso seria legal se funcionasse, mas, não sei por quê, sempre dava algum erro na hora em que eu ia ver. Parece que eles consideram apenas a semana atual, de segunda-feira em diante. Aí, se você vai olhar na terça, por exemplo, para ver como sua dieta está indo em termos nutricionais, só aparecem as informações de um dia. Por que não fazer um acumulado do mês todo ou permitir ver as semanas anteriores?

-> Equipe Nutricional e Consultoria de Fitness

Pra mim, esse é o ponto nevrálgico de qualquer programa pago, aquilo que faz a diferença. No caso do Dieta e Saúde, porém, esse apoio profissional não é individual. Tem várias matérias e videocasts dos nutricionistas com dicas e tudo mais, mas, para ter acesso individual a eles, é preciso ter o plano VIP e pagar mais.

A mesma coisa acontece na parte de fitness: tem dicas e sugestões de exercícios para quem quiser ler, mas isso eu passo porque já vou à academia. Para ter um personal trainer (nem sei como isso funcionaria hehe), é preciso estar no plano VIP também.

-> Blog e comunidade que ajudam na motivação

Essa é a melhor parte do Dieta e Saúde, na minha opinião. A comunidade lá é bastante ativa; o pessoal realmente usa o blog interno e um fica comentando no blog do outro. As pessoas em geral são fofas e prestativas e tem sempre alguma coisa acontecendo, como os "desafios", em que um grupinho se junta na árdua tarefa de, por exemplo, passar o fim de semana sem meter o pé na jaca (é o Programa Jaca Zero hahaha). 

Fiquei com peninha de sair porque, mesmo só com 15 dias, me envolvi bem lá na comunidade (impossível falar isso e não pensar em favela! haha). Mas, saí. Acho que, para eu pagar pelo programa, teria que ter alguma coisa essencial que já não esteja disponível na internet ou, de preferência, atendimento individualizado por profissionais. Por exemplo, uma coisa de que sinto falta é um profissional para analisar o que estou fazendo errado quando começo a parar de perder peso sem nenhuma explicação e dar dicas sobre o que pode ser feito para reverter a situação. Parece que no Emagrecendo tem isso; de repente vou lá testar, quando começar o efeito platô.

Mas quero deixar claro que isso é o que vale para o meu caso. Acho que o Dieta e Saúde pode valer a pena, sim, para quem não tem muita experiência com dieta e quer começar ou mesmo pra quem tem preguiça de ficar indo atrás de informação pelo mundo afora. Lá, está tudo concentrado e de fácil acesso: contador de pontos, de exercícios, informações sobre alimentos e atividades físicas, além de matérias sobre beleza, saúde e mais um monte de coisa. Mas, se for pra assinar, acho melhor pegar logo o plano VIP. É só R$15,00 a mais e pode fazer a diferença. Me arrependi de não ter entrado logo nesse pra testar.

Bom, vou fazer então uma listinha de prós e contras para resumir:



Se fosse para dar uma nota, acho que o Dieta e Saúde levaria um 6.




12 comentários:

  1. Olá Luiza, parabéns pelo blog e pela avaliação do site Dieta e Saúde! Participei durante um tempo dos Vigilantes do Peso e acho que a contagem de pontos deles é mais completa, pois leva em conta a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras dos alimentos. O único porém, em relação aos pontos, é que um mesmo tipo de alimento com mais fibras tem mais pontos do que se ele for pobre neste nutriente. Estranho, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre! tudo bem? rsrs

      Vi aqui olhar o que dizia sobre o DS, achei bacana o que li.
      Desci para ver os comentários e quem encontrei? hehehe

      beijo

      Excluir
  2. Querida!

    Muito obrigada pelo post!
    Vou economizar uma grana... vou usar o emagrecendo e o fat secret ao invés do DS.

    :D adorei!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog. Estava em dúvida sobre esse programa do DS e se eu for fazer vou fazer o VIP msm.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog(eu ainda estou ensaiando a criação do meu e isso a uns 2 meses rsrs) e muito, muito, muito, muito mesmo obrigada por essa informação. Fiz a avaliação gratuita deles que aparece logo de cara não só no próprio dieta e saúde como em propagandas e spams deles e na minha também deu 30 pontos em 3 meses, fiquei procurando na internet quantas calorias seria isso ( afinal não ia pagar só pra saber disso,né)já que la em lugar nenhum diz quanto é. Imagina como fiquei quando em todo lugar que via um ponto equivale a 3,6 calorias, ou seja, viver 3 meses com miseras 108 calorias diárias não tinha como rsrs, então realmente agradeço seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dieta e saúde utiliza um sistema de pontos próprio. A medida 3,6 só serve para aquelas dietas onde pode comer como exemplo 700 pontos entendeu ? O DS tem uma própria forma de contar os pontos.

      Excluir
  5. Olá, anônimo do dia 28 de outubro as 14:11, já assinei o site um tempo atrás. Não sei onde colheu as informações sobre as calorias de cada ponto, mas a informação que eu tenho, é que cada ponto equivale a 40 calorias. Sendo assim sua ingestão diária seria de 1200 calorias, como era o meu caso.

    ResponderExcluir
  6. Luiza , obrigada por esse blog! Vc é genial!!!!����

    ResponderExcluir
  7. Conhece o App Dieta e Emagrecer da Nutrisoft? O que tem a dizer dele? Estou usando ele e até o momento estou gostando!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Pra quem não tem foco nada vai adiantar. Uso o DS e emagreci 20 quilos a maioria entra e sai não emagrece uma grama e ainda sai reclamando. De graça ou com algum custo nada vai resolver pra gente preguiçosa, vai morrer gorda tentado milagre. Mesmo com pontos negativos eu gosto do DS porque eles tem reuniões com psicólogos, nutricionistas que ajuda demais os outros oferecem isso????

    ResponderExcluir
  9. Gostei do blog mas achei o comentário um pouco mal humorado... criticou as opções do almoço no cardápio alegando ter apenas arroz, feijão e ovo... sendo que tinha beterraba, alface e pepino... essa sua visão está meio obesa, não?

    ResponderExcluir
  10. Minha pontuação e de 30 pontos no dieta e saúde,devo comer só meus trinta pontos . Porque em outros sites posso comer 300 pontos fiquei sem intender

    ResponderExcluir

Diz aí!