quarta-feira, 20 de março de 2013

Disclaimer




Antes de postar a dieta que pretendo seguir, resolvi fazer um pequeno disclaimer para me prevenir contra eventuais encheções de saco. Heh. É um pouco improvável que alguém venha falar alguma coisa, boa ou ruim, uma vez que não estou divulgando este blog em lugar nenhum (vergonha - quem sabe mais pra frente?), mas também não duvido. É a internet, afinal, e todo sempre tem algum pitaco pra dar sobre dieta.

Em todas as dietas que já fiz na vida, SEMPRE recebi críticas. Se não era acompanhada por um nutricionista, era necessariamente uma "dieta maluca". Se era, então não ia adiantar nada: ou porque o que funciona mesmo é endócrino, ou porque os métodos de nutricionistas tradicionais são atrasados, ou porque o nutricionista em questão era um charlatão (não importa quem fosse). Se era uma dieta balanceada, não ia adiantar porque dieta com carboidrato não funciona. Se era uma dieta à base de proteína, não ia adiantar porque não era balanceada...Enfim, deu pra entender, né?



Devido à experiência de muitas dietas, de variados tipos, sei da maioria das falhas e problemas de cada uma delas, mas, se alguém quiser dar pitaco, tudo bem! Se estou publicando o meu plano de dieta, é porque também seria bom ouvir as opiniões alheias sobre o assunto. Claro que tem muita gente que fala só pra chatear, pra sabotar (mesmo que inconscientemente), ou que critica por criticar - especialmente gente naturalmente magra que nunca fez dieta na vida, a não ser pra perder míseros 3 kg ou algo assim. Mas acho que já estou vacinada contra isso. Heh

Na verdade, o principal objetivo desse disclaimer é alertar para o fato de que não sou nutricionista, nem tenho nenhuma formação na área. Elaborei esse plano com base nas minhas experiências passadas com dietas, que fazem com que eu tenha uma boa noção do que funciona ou não pra mim (principalmente do que não funciona! haha). Se porventura alguém for segui-lo, o faça por sua conta e risco.

Nutricionistas, não me odeiem, mas estou optando por fazer essa dieta sem acompanhamento mesmo, porque já fui a cerca de 5 nutricionistas e nunca funcionou. Claro que recebi muitas orientações boas, que pretendo inclusive usar nesse meu plano, mas no final a grande maioria passa uma dieta padrão meio que igual pra todo mundo, com os mesmos elementos e bases, e apenas algumas modificações (que eu mesma poderia fazer com a ajuda da internet) - e, se você não consegue seguir aquilo, azar o seu.

Mas vamos relaxar. No final das contas, isso aqui é só mais uma de muitas tentativas. Se não der certo, é bem possível que eu volte a recorrer a um profissional. Só quero ver onde isso vai dar. :)

Um comentário:

Diz aí!